terça-feira, 26 de agosto de 2008

Por que Visibilidade Lésbica?


Na próxima sexta-feira, a Deputada Distrital Érika Kokay promoverá Sessão Solene em homenagem ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a partir das 15h. A data - 29 de agosto - marca o início do primeiro Seminário Nacional de Lésbicas, o SENALE, ocorrido em 1996 na cidade do Rio de Janeiro, reunindo cerca de 100 mulheres lésbicas e bissexuais de todo o país.


O SENALE surgiu a partir da necessidade de se criar um espaço para discussão das questões específicas de mulheres lésbicas e bissexuais, de forma ampla e democrática, pois em encontros mistos esse espaço era praticamente inexistente. O SENALE passou a ser, então, um espaço de proposições e deliberações das lésbicas organizadas de várias regiões do país. Ainda em 2008, as lésbicas lutam pelo seu espaço nas esferas de elaboração de políticas públicas, buscando ser contempladas como cidadãs de direitos.


O machismo impregnado nos 508 anos da história do Brasil, aliado à cultura da heterossexualidade branca e classista, reserva às mulheres lésbicas e bissexuais um lugar à margem da sociedade, em plena era de globalização e "desenvolvimento social". Para nós, mulheres lésbicas e bissexuais, não há política de saúde, educação, emprego e renda, cultura, capacitação profissional, nem mesmo de prevenção a DST e Aids - só para citar alguns exemplos de exclusão e desigualdade.


No DF, as entidades de lésbicas organizadas promoveram no mês de agosto uma ampla programação de debates políticos e eventos culturais com o objetivo de promover a cidadania e a visibilidade lésbica. Mas a nossa luta continua durante todo o ano, todos os anos, até o dia em que todas as mulheres - lésbicas, bissexuais e heterossexuais - tenham as mesmas oportunidades, o mesmo respeito e o mesmo direito a uma cidadania plena que todas as pessoas.


Se você é lésbica ou mulher bissexual, procure os grupos e ONGs organizadas na sua cidade ou estado. No Distrito Federal, você conta com:




Entre outros grupos LGBT.


Organize-se!! Exija seus direitos e viva sua liberdade de expressão afetiva e orientação sexual. Acompanhe as programações. Demande que sua deputada ou deputado distrital faça leis que atendam às suas necessidades.


Lembre-se: SUA BOCA É FUNDAMENTAL CONTRA FUNDAMENTALISMOS! Não fique calada, exija seus direitos!!

Nenhum comentário: