quinta-feira, 14 de agosto de 2008

OUTRO MUNDO É POSSÍVEL - Debate sobre Feminismos e Políticas

  • A Sapataria – Coletivo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais do DF convida para a mesa redonda “Feminismos e Políticas: outro mundo é possível”, a se realizar no contexto do Mês da Visibilidade Lésbica, no dia 18 de agosto das 19h às 21h30, no auditório da CUT-DF (SDS Ed. Venâncio V – 1º e 2º subsolos – lojas 4, 14 e 20 - entrada por trás do CONIC).

    A história do planeta foi construída e tem sido contada a partir da perspectiva masculina. Os espaços políticos, as esferas econômicas, a produção cultural e o uso dos recursos naturais, da maneira que conhecemos hoje, têm sido tão destrutivos que já vemos em risco a manutenção da vida como a conhecemos no planeta.

    Nesse processo de construção, apesar das inúmeras formas e iniciativas de resistência, as mulheres foram subjugadas e submetidas à opressão e todo tipo de violência por parte da "classe dominante" masculina. Classe esta que, em grande parte do planeta, é também branca, machista, heteronormativa, racista e classista – oprimindo as mulheres, especialmente as negras.

    As práticas femininas e dos povos tradicionais, por sua vez, têm apresentado alternativas interessantes e perfeitamente viáveis ao modelo de desenvolvimento vigente, e são estas alternativas que pretendemos discutir na mesa redonda "Feminismos e Política: outro mundo é possível".

    No intuito de aprendermos todas um pouco mais sobre essas práticas alternativas é que se realiza a mesa redonda “Feminismos e Políticas: outro mundo é possível”. Para este debate, contaremos com as contribuições de:

    - Ondas feministas – Beth Saar, Secretaria Especial de Políticas para Mulheres
    - Mulheres negras mudando o mundo – Jacira Silva, Fórum de Mulheres Negras do DF
    - Mulheres que fazem cultura – Ellen Oléria, cantora e compositora
    - Segurança pública e mulheres – Ludmila Gaudad, integrante da Sapataria
    - Economia feminista, alternativa ao desenvolvimento – Guacira César de Oliveira, CFEMEA – Centro Feminista de Estudos e Assessoria
    - Mulher, Parlamento e Política – Míriam Correa, Assessora de Gênero e - Direitos Sexuais da Liderança do PT na Câmara
    - Ecofeminismo – Iara Pietricovski, INESC – Instituto de Estudos Socioeconômicos


    Contamos com a presença de todas e todos!

Nenhum comentário: